• 9 junho, 2019

3 truques para deixar sua memória mais afiada

Com um pouco de treino, todo mundo pode desenvolver uma boa capacidade de lembrar coisas

Há alguns anos, o Instituto Gallup fez uma pesquisa sobre a performance de bartenders e descobriu que os melhores profissionais tinham uma memória acima da média e bem detalhada sobre os nomes dos clientes e seus drinques favoritos.

Depois, em um concurso realizado em parceria com a Allied Breweries, o Gallup passou a testar quantos nomes os bartenders conseguiam decorar –e ficaram estupefatos ao descobrir que uma profissional inglesa sabia relacionar os nomes e os coquetéis de 3.000 clientes.

Essa capacidade espantosa, porém, não é inata, explica um artigo do The New York Times (conteúdo aqui, em inglês). Todos nós podemos desenvolver uma boa memória –basta treinar algumas técnicas para isso, como as três sugeridas a seguir.

Fique em silêncio
Nossa memória precisa de descanso e tempo para consolidar e armazenar informação –e isso vale especialmente para quem tem dificuldade para memorizar coisas. Em um estudo feito com estudantes, os que ficaram alguns minutos quietos em uma sala escura e silenciosa após ouvir uma história conseguiram recordar de 10% a 30% mais informações do que os que não tiveram esse momento de recesso.

Questione-se
Ficar relendo e grifando partes de um texto pouco ajuda a memorizá-lo, pois essas tarefas são passivas demais. Em vez disso, é melhor fazer algo mais ativo, como perguntas sobre o que você estudou. Alguns estudos mostram que fazer esses pequenos testes ajuda a melhorar a retenção de informações. Afinal, quando você recupera a informação de um canto da sua mente várias vezes, seu cérebro sabe onde encontrá-la da próxima vez em que ela for necessária.

Conte para alguém
Descrever um conteúdo para outra pessoa usando suas próprias palavras fixa realmente esses dados na memória. Então, a melhor maneira de aprender alguma coisa é ensinar a alguém: explicar ajuda você a compreender o conteúdo, e recuperar a informação ajuda a relembrá-la.

Quer saber se essas dicas funcionam? Descanse a mente por 10 minutos, faça perguntas sobre esse conteúdo e depois conte a um amigo!

FONTE: Viva longevidade – Por Redação

Fonte: Flowing