• 9 junho, 2019

5 dicas para lidar melhor com a sua raiva

Em algumas situações rir –ou desistir—é mesmo o melhor remédio

Se você anda passando nervoso demais ou se pessoas próximas vêm dizendo que você anda com muita raiva, talvez seja hora de parar e pensar em como gerenciar esse sentimento.

Sentir raiva não é necessariamente ruim –faz parte da experiência humana. “Um certo nível de raiva é normal e saudável”, afirma Ryan Martin, professor de psicologia da Universidade de Wisconsin-Green Bay. “Ela nos ajuda porque nos dá energia para confrontar injustiças ou resolver problemas.”

A ideia, portanto, não é renegar a raiva ou fingir que ela não existe, e sim aprender a reconhecer esse sentimento e a reagir da melhor maneira possível, chegando a uma resposta produtiva. O NBC News Better listou essas cinco dicas para quem está querendo aprender a direcionar a raiva para um lado bom.

Fale sobre isso

Uma reação saudável à raiva é se comunicar com a pessoa que causou esse sentimento e falar por que algo te irritou e como resolver melhor esse problema da próxima vez. Mas atenção: em vez de culpar a pessoa ou dizer frases agressivas, comece a falar do que você sente usando frases como “eu sinto (determinado sentimento) quando você faz isso (descrevendo o problema)”.

Dê risada
Um pouco de humor e algumas risadas fazem o corpo reagir de uma forma que compete com a ascensão da raiva, aponta o psicólogo Bernard Golden. Por isso, uma dica é achar uma maneira de rir da situação que causou a raiva. Nessa pausa momentânea, você pode refletir sobre o que sente e reagir melhor, sem agressividade.

Reveja suas expectativas
Às vezes, o problema é que nossas expectativas nada realistas alimentam a raiva –especialmente quando somos rígidos em relação ao que esperamos do comportamento alheio. “Precisamos reconhecer quando nossas expectativas são apenas desejos e quando são realistas”, diz Golden. Se você se irrita porque a pessoa com quem você casou há anos sempre se atrasa, pense que não é realista pensar que esse comportamento do cônjuge vai mudar. É melhor entender que essa é a norma, não a exceção, e explicar ao outro quais sentimentos te incomodam nessas ocasiões (como desrespeito ou indiferença).

Relaxe
Técnicas de respiração, mantras, visualização, relaxamento muscular e meditação são algumas das ferramentas que ajudam a desacelerar a resposta de estresse que é ativada quando sentimos raiva. “Raiva e relaxamento são considerados estados de humor incompatíveis”, observa Martin. Além disso, essas práticas, se realizadas regularmente, ajudam a reduzir a raiva que você sente em resposta aos gatilhos habituais.

Aceite a derrota
Não podemos resolver todas as questões que nos causam raiva, pois algumas coisas não dependem de nós. Nesses momentos, é importante deixar a aceitação entrar em cena. “Eu, em geral, incentivo as pessoas a fazer o que elas podem e a entender que fizeram sua parte e aceitar que era tudo isso o que podiam fazer”, diz Martin.

FONTE: Viva longevidade – Por Redação

Fonte: Flowing